Perigos da Internet



SPAM: Spam é um termo utilizado para identificar mensagens de correio eletrónico não solicitadas, geralmente enviadas de forma massiva e indiscriminada. Para além do incómodo que este tipo de mensagens possam causar aos utilizadores, estas podem ainda conter outras potenciais ameaças como malware e ou servirem para realizar práticas de phishing ou outros tipos de SCAM.


MALWARE: O Malware é o termo utIlizado para descrever código malicioso. Estes códigos maliciosos podem dividir-se em diferentes tipos como o vírus, spyware, adware, nagware, trojans, worms, entre outros. Trata-se de um software destinado a infiltrar-se em dispositivos de forma ilícita, com o intuito de causar danos, alterações e/ou furto de informação.

Existem ferramentas específicas antimalware que pode instalar no seu dispositivo para prevenir a contaminação do mesmo por este tipo de ficheiros. No entanto, é importante que seja crítico quando descarrega ficheiros e/ou instala aplicações no seu dispositivo, pois nenhum sistema antimalware é totalmente eficaz.

SCAM: Todo o tipo de meios ilegais utilizados de forma ilícita para se obterem dados pessoais da vítima, entre os quais se destacam os seguintes esquemas:

  • Phishing/ spearphishing
  • Burlas/esquemas fraudulentos, com diferentes fins:
    • Burlas no Comércio electrónico
    • Burlas nos relacionamentos online                                                                  Ameaças e Extorsão

Comentários